domingo, 3 de fevereiro de 2013

Orquídea Macaco



Esta é a orquídea Dracula simia (ou Masdevallia simia Luer, gênero: Dracula, espécie: símia), popularmente conhecida como "cara de macaco" por motivos óbvios. É originária das selvas equatorianas e peruanas e floresce auma altitude entre 1000 e 2000 metros.
Foi descoberta e nomeada em 1978 pelo botânico e naturalista chileno Hugo Gunckel Luer (1901-1997). Sua família (a da orquídea) conta com mais de 118 variedades, todas típicas da mesma região equatorial. 
Em seu habitat, as Dracula simia podem florescer em qualquer épocado ano; não dependem de uma estação específica. Outra peculiaridade desta estranha flor é seu aroma, semelhante ao de uma laranja madura.

Maior Orquídea do mundo

orquídea

A planta gigante está localizada no Orquidário Nacional do Ibama  em Brasília,  e foi gerida por meio do projeto Orquídeas do Brasil, de acordo com o órgão ambiental.
A orquídea tem mais de 400 flores.
Após 5 anos de crescimento, finalmente floresceu, pertence a  à espécie Grammatophyllum speciosum, nativa da Malásia. A planta tem 2,5 metros de altura e 19 hastes florais que atingem até 3 metros, segundo o Ibama.
FLORAÇÃO DE ORQUÍDEAS NO MÊS DE FEVEREIRO

Cattleya bicolor

Cattleya bicolor
Cattleya harrisoniana
Cattleya walkeriana
Cattleya labiata
Miltonia clowesii
Miltonia spectabilis
Rodriguesia venusta